3 de fev. de 2012

Camu- Camu: Explosão de vitamina C

       Sabe-se que o atleta tem uma produção maior de ERO (Espécie Reativa de Oxigênio), com isso o mesmo é mais propenso a ter uma recaída no seu rendimento, posteriormente adquirir lesões articulares e até  lesão do DNA. Uma estratégia para prevenir e evitar esse desequilíbrio é a ingestão adequada de alimentos fontes de antioxidantes. A vit. C é um antioxidante presente na dieta do atleta, pois quando este nutriente está em escassez leva ao aumento de ERO. Levando em consideração que níveis elevados de vit. C correlaciona-se também com a formação de desses ERO, por reagirem com o ferro livre.
       Quem nunca ouviu falar nas “berrys”? Amora, framboesa, groselha, mirtilo, gooseberry, cranberry , o famoso morango e até mesmo o açaí? Que também é considerado uma “Berry”. Entretanto, não comentaremos sobre o açaí, e sim do camu-camu, que futuramente ganhará o mesmo nível de importância do açaí,  guaraná e cupuaçu, todas frutas tradicionais da região Amazônica.
O camu-camu é uma espécie tipicamente silvestre, arredondada, de coloração avermelhada quando jovem e roxo-escura quando maduro. Possui polpa aquosa que envolve a semente de coloração esverdeada. São pequenas esferas do tamanho de cerejas, de casca mais resistente do que a acerola, lembrando a jabuticaba, ao se romper, deixa o caldo da polpa, que fica envolto em uma semente única.  O camu-camu frutifica de novembro a março. Mas, por que falar do camu- camu? Os dois alimentos com maior concentração de vit C são acerola e o camu-camu. Enquanto a acerola tem entre 1g a 1,3g de vit. C para cada 100g de polpa, o camu-camu varia seu teor de vit. C entre 2,5 podendo chegar a 6g a cada 100g de polpa, dados fornecidos pelo Instituto de Pesquisa do Amazonas (INPA), que já estão fazendo a extração do produto em forma de pó para viabilizar a comercialização pelo Brasil, assim como o guaraná em pó, já que é a fruta que mais concentra vit. C do mundo.
No Amazonas se busca várias maneiras para utilização desta fruta, por ser bastante ácida, apesar de doce, a fruta é utilizada para preparo de refrescos, sorvetes, picolés, geleias, doces ou licores.
Futuramente o consumo desta fruta fará parte do dia-a-dia da população que busca qualidade de vida.


Escrito por: Kadu Martins


Nome: científico: Myrciaria dúbia
Nomes populares: Caçari, aracá d’água
Origem: Amazônia














Instituto Nacional de Pesquisa da Amazonia (INPA) [acesso 2012 jan 30] Disponível em: <http://www.inpa.gov.br/cpca/areas/camu-camu.html>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário